Dia do Cinema Brasileiro

No dia 19 de junho 1898, chegava ao Brasil o italiano Afonso Segreto que trazia junto a si um cinematógrafo, aparelho que marca o início da história do cinema. O cinematógrafo era um equipamento híbrido que tinha função de captar imagens e também projetá-las.

Cinematógrafo
Cinematógrafo

As filmagens da Baía de Guanabara gravadas por Segreto naquele dia foram as primeiras gravações feitas em território brasileiro. A partir disso, o dia 19 de junho se tornou o Dia do Cinema Brasileiro.

A partir desse dia a História do Cinema Nacional viveu altos e baixos, e no atual momento o cinema no Brasil está em crise.

Crise no audiovisual brasileiro e intolerância LGBT

Não existe mais um Ministério da Cultura que regulamenta as profissões artísticas e culturais, a Cinemateca Brasileira, que abriga nosso patrimônio cinematográfico, sofre perigo de fechar as portas e a Ancine (Agência Nacional do Cinema) sofre ataques e cortes de verbas constantemente.

Cinemateca Brasileira pede socorro
Cinemateca Brasileira pede socorro

Além disso, as produções nacionais são muito desvalorizadas e as produções independentes têm muita dificuldade de produção e exibição.

E quando falamos de filmes e séries produzidas por pessoas LGBT+ ou com essa temática, as coisas ficam ainda mais complicadas. Visto que no começo do ano, vários editais direcionados a produções LGBT+ foram suspensos por decisão do presidente e do ministro da cidadania.

O que escancara ainda mais a intolerância do governo com a comunidade LGBT+.

Isolamento social

O isolamento das pessoas em suas casas aumenta quase 60% o consumo de produções audiovisuais, segundo dados da Nielsen. Isso só enfatiza a importância do audiovisual nesse contexto de crise.

Com o aumento da procura, todo tipo de conteúdo tem sido disponibilizado na internet. E as produções LGBT+ não poderiam ficar de fora.

Sobre a LGBTFLIX

A partir disso, o coletivo #Vote LGBT criou a LGBTFLIX.

Uma plataforma de filmes brasileiros gratuita focada em curtas-metragens. Todos os filmes dentro da galeria foram produzidos por pessoas LGBTQIA+ ou abordam as questões relacionadas a comunidade.

Plataforma de filmes LGBT
Plataforma de filmes LGBT

Hoje a plataforma já conta com 221 filmes cadastrados. 

E, porque o LGBTFLIX é tão interessante?

·       Você pode filtrar o conteúdo pelas letras da sigla

         Com apenas um clique na letra desejada na sigla você consegue filtrar o conteúdo e encontrar os filmes que abordem a temática específica que você tenha interesse.

Plataforma de filmes LGBT
plataforma de filmes LGBT

·       Dá visibilidade a pequenos produtores audiovisuais

O cinema no Brasil, tal como a cultura de forma geral não recebem devido reconhecimento da sua relevância dentro da vida dos indivíduos.

Essa invisibilização da linguagem audiovisual se torna ainda mais presente quando se trata de produções independentes e de baixo orçamento. E a dificuldade é ainda maior quando se trata de cineastas e produtores LGBTQIA+.

Logo, uma iniciativa como essa é muito importante para unir e fortalecer os pequenos produtores audiovisuais e ajudar na distribuição de suas obras. 

·        Representatividade LGBT no audiovisual

Visibilizar a luta LGBT, tanto abordando de maneiras muitas vezes didática as dificuldades e conflitos que a comunidade enfrenta todos os dias, quanto colocando as pessoas da comunidade em uma posição empoderada e ativa em relação à luta.

·        Ter acesso a filmes fora de circuito comercial

Qualquer pessoa pode inscrever seu curta-metragem na plataforma de filmes. Isso permite que os espectadores tenham acesso a filmes que nunca teriam se não fosse por intermédio do LGBTFLIX. 

Assim, expande-se o catálogo a novos produtores, com novas abordagens, aumentando nossas possibilidades de entretenimento e educação a partir do audiovisual.

Uma iniciativa como essa é muito importante em termos de luta, aprendizado, visibilidade e entretenimento.

Quando passar pela cabeça que o cinema não é importante, lembre-se que são as produções audiovisuais em serviço de streaming e download que estão nos entretendo e ajudando a manter nossa mente saudável em épocas tão difíceis de isolamento.

Assistam filmes brasileiros. Assistam filmes independentes. Assistam filmes LGBT!

Acessem o LGBTFLIX no link: https://www.votelgbt.org/flix

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui