O trabalho voluntário pode parecer uma atividade que toma seu tempo e só beneficia a outros. Mas isso não é verdade.

Hoje é dia do voluntariado e nós como uma organização social que funciona exclusivamente por voluntários trouxemos seis benefícios de se tornar um voluntário.

Mostrando que fazer o bem a outros, faz sim muito bem para seu crescimento pessoal.

E construir um mundo mais acolhedor e inclusivo para todas as formas de vida, já é por si só motivo suficiente para começar.

Então, no voluntariado você pode:

1. Conhecer pessoas

É muito benéfico sair do seu círculo social e conhecer pessoas novas, novas realidades.

O voluntariado te dá a oportunidade de fazer amizades que pensam como você, se importam com as mesmas coisas e tem os mesmos valores.

2. Desenvolver habilidades

Sabe aquelas coisas que você sempre quis aprender a fazer? Ou aquelas atividades que você já sabe fazer, mas quer aprimorar?

Se tornar um voluntário para desempenhar essas funções é uma ótima forma de desenvolver essas habilidades sem a pressão que teria um trabalho remunerado.

3. Melhorar ao currículo

A experiência do voluntariado sempre enriquece o currículo. Porque mostra que você é uma pessoa engajada com causas sociais.

Além disso, você desenvolve novos conhecimentos que podem ser valiosos para futuros empregos.

Caso você esteja iniciando sua vida profissional, o voluntariado é muito interessante para testar funções e habilidades, e assim descobrir a área que realmente interessa se profissionalizar.

Além de ser uma primeira experiência para seu currículo.

4. Impactar a vida das pessoas

Quando você se envolve em uma organização social, você começa enxergar as realidades que podem ser muito diferentes e mais difíceis que as suas.

Essas realidades passam despercebidas do nosso olhar na alienação do dia a dia.

 Mas quando essas existências se tornam reais, é possível perceber como seu trabalho tem um impacto positivo e pode mudar a vida de pessoas ou comunidades.

5. Sair da zona de conforto

Imergir em realidades tão diferentes nem sempre é fácil. Enxergar além das nossas barreiras sociais pode ser doloroso.

Se jogar, aprender e contribuir o máximo que puder para tornar o mundo melhor pode ser um desafio, mas te prepara para a vida.

Você sai da sua rotina diária, em que todos os caminhos já são conhecidos e amplia seus horizontes para novas formas de viver (ou sobreviver).

6. Crescimento pessoal

O trabalho voluntário te dá uma visão de mundo e perspectivas que trabalhos convencionais não podem dar.

Sair da zona de conforto e ampliar os horizontes te dá a oportunidade de conhecer novos costumes, novas culturas, novas pessoas. Resultando em uma mudança de olhar para vida.

Você aprende novas atividades e habilidades, mas também aprende a olhar o outro com mais empatia e lidar melhor com os problemas.

Ficou com vontade de fazer trabalho voluntário?

Entre na plataforma do Atados!

Lá você pode se cadastrar como instituição social e exibir as vagas abertas para trabalhar com vocês, ou pode se cadastrar como voluntário e pesquisar as vagas que mais combinam com você.

Nós, da PaisAfetivos, sempre temos vagas abertas para contribuir com nosso propósito.

Vamos ajudar?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui